O que é UML?

Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Reddit
Reddit
Email this to someone
email

Compartilhe conhecimento... 🙂

Antes de falarmos sobre o que é UML, é importante conhecer um pouco sobre modelagem de sistemas e sua importância no contexto da Engenharia de Software.

Modelagem de Sistemas

Modelagem é a concepção de software antes da codificação. É uma fase essencial de grandes projetos de software e, também, muito útil para projetos de menor porte. Pode-se dizer que modelos são declarações de interesse sobre um sistema, abstraindo os detalhes sobre um certo ponto de vista e para um determinado propósito. Fazendo uma analogia simples, é possível dizer que os modelos de software desempenham um papel similar ao que mapas e plantas baixas desempenham na construção civil, por exemplo.

Por meio da modelagem de sistemas, os responsáveis ​​por um projeto de desenvolvimento de software podem assegurar-se que as funcionalidades do negócio estão completas e corretas. Asseguram-se também que as necessidades do usuário final são atendidas e que o design do programa suporta os requisitos e demais características antes da implementação. Essa validação é muito importante, pois pesquisas mostram que projetos de software têm uma grande probabilidade de falha. Portanto, a possibilidade de visualizar seu projeto e verificá-lo contra os requisitos antes da etapa de codificação permite encontrar falhas que podem ser corrigidas com antecipação, evitando desperdício de tempo e custo.

Imagine que você foi contratado para ser o responsável pelo desenvolvimento ou pelo projeto de um software de grande porte para manutenção do sistema devido a mudanças no plano de negócio da organização. O que aconteceria caso não houvesse uma documentação mínima com os modelos do sistema? Com certeza, você e sua equipe desperdiçariam inúmeras horas "cavando" código a dentro para entender o funcionamento do sistema, interações externas com outros sistemas, relacionamentos entre objetos, banco de dados e etc.

Padrão UML

UML - Linguagem Unificada de Modelagem

UML é a sigla para Unified Modeling Language. No bom e velho português, uma Linguagem de Modelagem Unificada. É um conjunto de ferramentas que ajuda a especificar, visualizar e documentar modelos de software, incluindo sua estrutura e design, de forma padronizada e que atenda a todos requisitos.

Mantida pela Object Management Group® (OMG®), um consórcio de padrões de tecnologia internacional sem fins lucrativos, UML é composto por 15 diagramas que auxiliam nos projetos de softwares. O modelo UML possui um acordo sobre semântica e sintaxe. Este acordo é a razão a qual podemos considerá-lo uma Linguagem. É muito importante não confundi-la com uma metodologia ou processo. UML é uma Linguagem!

Conforme sua referência normativa, seu objetivo é fornecer aos arquitetos de sistemas, engenheiros e desenvolvedores de softwares, ferramentas para análise, projeto e implementação de sistemas baseados em software, bem como a modelagem de processos comerciais e similares. Entre suas metas, destaca-se conseguir o avanço do estado da indústria, por meio de ferramentas de modelagem visual de objetos.

Uma grande vantagem do UML é que não depende de uma ou mais metodologia para ser empregado. Isto é, independente da metodologia escolhida por você ou pela organização (RUP, Scrum, etc.), você poderá  utilizar a linguagem para alcançar seus resultados. É possível modelar em UML praticamente qualquer tipo de aplicativo e sistemas, com qualquer combinação de hardware, sistema operacional, linguagem de programação e rede.

Conforme podemos ver na figura abaixo, os 15 diagramas UML são divididos em duas grandes categorias: Estruturais e Comportamentais. Discutiremos em outros artigos um pouco sobre alguns diagramas, como o Casos de Uso, por exemplo, para entendermos melhor a prática da linguagem.

Atualmente, o UML é o padrão mais adotado no desenvolvimento de software no mundo.

UML - Taxonomia dos Diagramas

 

Referências:

  1. Object Management Group. Disponível em: http://www.omg.org/gettingstarted/gettingstartedindex.htm
  2. What is UML? Disponível em: http://www.uml.org/what-is-uml.htm
  3. Documents Associated With Unified Modeling Language™ (UML®). Disponível em: http://www.omg.org/spec/UML/2.5/PDF
Share on LinkedIn
Linkedin
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Reddit
Reddit
Email this to someone
email

Compartilhe conhecimento... 🙂

Sobre o Autor Paulo Cezar

Sou Analista/Desenvolvedor de software, graduado em Engenharia de Computação. Uma pessoa curiosa, determinada, de fácil adaptação e ética. Adoro viver em meio à tecnologia, sempre em busca do desenvolvimento próprio, das pessoas ao redor e do negócio. Em meu tempo de lazer curto música, séries, ler, cuidar do meu reef e mergulhar! Ahhh o mergulho... May the force be with you :P

Total de Posts:

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *