Evolução dos videogames: Uma breve caminhada pela história e suas gerações

Evolução dos videogames e suas gerações

A evolução dos videogames tem ocorrido rapidamente. Atualmente, estamos vivenciando a oitava geração de jogos e consoles. Cada geração nova é marcada por um salto da tecnologia aplicada para os videogames e seus jogos. Às vezes trata-se de uma mudança drástica, porém também pode ser algo mais sutil. Uma grande mudança que a maioria sempre lembra foi a troca dos cartuchos (ou fitas, em algumas regiões) pelos CD's. Nos dias atuais, os CD's - chamados de mídia física - deram lugar para os jogos digitais - conhecidos por mídia digital.

A primeira geração (1972 - 1977) foi iniciada com o lançamento do videogame Odissey, enquanto a segunda (1976 - 1984) introduziu microprocessadores de 8 bits. No entanto, a terceira geração (1983 - 1992) foi a que utilizou, de fato, todo o potencial que a segunda apresentou. Já a quarta geração (1987 - 1996) trouxe consigo processadores de 16 bits.

Evolução dos Videogames: Odissey

Primeiro dos videogames

Na quinta geração (1993 - 1999), além da inserção dos gráficos 3D, processadores de 32 e 64 bits foram introduzidos nos consoles. A sexta geração (1998 - 2005) trouxe processadores de 128 bits e maior qualidade gráfica para o 3D. A sétima geração (2005 - 2013) admitiu gráficos mais realistas, além de uma maior interatividade do jogador com seu jogo e com sensores de infravermelho e de movimento. A geração atual (2011 - ano atual) acrescentou a realidade virtual aos jogos, no qual, por meio de um óculos, os jogadores a sentem dentro do próprio jogo.

Evolução dos Videogames: Realidade Virtual

Nova geração dos consoles. À esquerda temos o Xbox One (da Microsoft), à direita o Playstation 4 (da Sony) e ao centro o oculus rift.

Conforme o avanço da tecnologia, chegaremos a um ponto no qual a própria Netflix já previu. Esse aspecto está presente no segundo episódio da terceira temporada de Black Mirror - Versão de teste. O capítulo mostra como os jogos funcionarão no futuro: será algo que usará dos seus próprios medos contra você (isso para jogos do gênero de terror / horror).

Caso queira saber mais sobre as gerações de jogos, logo faremos um post falando mais detalhadamente sobre todas elas, envolvendo detalhes técnicos e mais profundos sobre os videogames.

Referências:

  1. http://www.mundofreak.com.br/2014/02/07/conhece-todas-as-geracoes-de-videogames

Leave Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *